VINHOS DO TEJO REGRESSAM À ALEMANHA PARA PRESTIGIAR UMA CONFERÊNCIA E PROVA SOBRE VINHOS PORTUGUESES

No passado dia 25 de Setembro, teve lugar no no edifício Panoramadeck, em Hamburgo, o Wines of Portugal Campus. O evento, organizado pela Viniportugal, contou com a presença dos Vinhos do Tejo.

Contando com workshops envolventes e seminários intensivos orientados por especialistas de renome, esta é a segunda edição do Wines of Portugal Campus, já que a edição de 2016 alcançou uma resposta muito positiva por parte dos profissionais alemães de gastronomia, representantes do comércio do vinho on e off trade, da imprensa especializada e bloggers de toda a Alemanha, que se dedicam a escrever sobre vinhos e gastronomia.

O evento contou com vários workshops e seminários, alguns deles sobre regiões vitivinícolas portuguesas, como foi o caso da Região do Tejo, apresentado por Caro Maurer, a primeira mulher de um país de língua alemã a receber o título de Master of Wine, e que é para além disso jornalista, moderadora, consultora e jurada em competições internacionais de vinhos. Caro Maurer apresentou aos presentes uma seleção de Vinhos do Tejo no Workshop “Vinhos do Tejo – Definidos por um rio, refinados pela tradição”.

Além de Caro Maurer, os outros oradores foram David Schwarzwälder (jornalista e especialista em vinhos portugueses), Hendrik Thoma (master sommelier) e Stephanie Döring (sommelier).

Os vinhos que estiveram presentes neste evento pertencem aos produtores Adega de Almeirim, Falua, Quinta da Lagoalva, Quinta do Côro, Adega do Cartaxo, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Casal Branco, Enoport United Wines, Fiuza & Bright, Quinta da Badula, Quinta da Ribeirinha, Alveirão, João M. Barbosa Vinhos, Quinta da Alorna, Quinta da Lapa e Quinta do Casal Monteiro. Nas mesas onde estiveram os Vinhos do Tejo esteve presente o conhecido sommellier alemão Sebastian Bordthäuser, embaixador dos Vinhos do Tejo na Alemanha.

Para os profissionais alemães, Portugal é um país vinícola com muito potecial onde ainda há muito por descobrir e aprender. Neste evento tiveram a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre os vinhos portugueses e em particular sobre os Vinhos do Tejo. Esta aprendizagem visou uma partilha de experiências entre produtores do Tejo e profissionais do mercado alemão que é um dos seis principais mercados de exportação dos Vinhos do Tejo e um dos maiores mercados mundiais de importação.