X
O QUE PROCURA?
 

RELEVO E SOLOS

TEJO
A margem norte do rio Tejo tem um relevo irregular predominando as formas baixas com altitudes que rondam os 200 metros. O principal acidente orográfico existente na região é a Serra de Aires e Candeeiros, delimitando a região a norte.

Relativamente aos solos, a região Tejo existem essencialmente quatro tipos de solos:
Os SOLOS XISTOSOS no norte, numa pequena área perto de Tomar. Os SOLOS DE ALUVIÃO muito férteis, numa zona das planícies inundadas periodicamente pelo rio Tejo. Estas cheias são responsáveis pela elevada fertilidade do solo. Os SOLOS ARGILO-CALCÁRIOS, dispostos em campos mais irregulares, onde as montanhas se alternam com planícies chegando até a fronteira norte da região. Aqui a vinha e o olival domina. As AREIAS na margem esquerda do Tejo, mais para o sul, até ao Alentejo, com baixa produtividade. É uma zona muito seca, com temperaturas mais elevadas no verão do que o resto da região e onde a maturação das uvas é mais rápida.




MAPA DE RELEVO
(clique na imagem para ampliar)
MAPA DE SOLOS
(clique na imagem para ampliar)



O site CVRTejo - Vinhos do Tejo utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.